RIO PRETO TV

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Atos do 30M tomam as ruas de diversas cidades nesta quinta

Até por volta das 19h, ao menos 183 cidades de 22 estados mais o Distrito Federal haviam feito manifestações
A manhã desta quinta-feira , 30 de maio, ou 30M para os que defendem a educação, já começou agitada em diversas cidades do Brasil. Em Salvador, 40 mil pessoas foram às ruas.No Distrito Federal, 30 mil.
Dessa vez, municípios com menor número de habitantes também organizaram manifestações, como foi em Araraquara e Tupã, em SP, Luiziânia, em Goiás, Iguatu, no Ceará, entre outras.

” Nossa mobilização segue contra os cortes no orçamento da educação e os ataques à autonomia das universidades. A resposta dos estudantes à falta do diálogo do governo e a forma como trata a educação e a pesquisa está nesse grande movimento nas ruas”, avalia Marianna Dias, presidenta da UNE.
Pela tarde grandes manifestações acontecem também no Rio de Janeiro,com 100 mil pessoas, São Paulo com quase 250 mil pessoas. Na capital pernambucana, Recife, foram 100 mil pessoas nas ruas. Belém do Pará somou 40 mil pessoas. São Luís do Maranhão levou 30 mil  às ruas e Macapá, no norte do país, levou 20 mil.
NORTE E NORDESTE 
No nordeste aconteceram atos em muitas cidades. No estado da Bahia,  Vitória da Conquista, Serrinha, Feira de Santana, Ilhéus, Nazaré, Planalto, Guanambi e Juazeiro registraram manifestações. Em Pernambuco, Vitória de Santo Antão, Araripina, Caruaru, Garanhuns, São José do Egito, Flores e Pejeú foram alguns dos municípios que tiveram suas ruas tomadas por manifestantes. Sergipe, Paraíba, Ceará Alagoas e Rio Grande do Norte também registraram atos em diversas cidades do interior
No norte do país, a capital do Acre, Rio Branco e a cidade de Marabá, no Pará, também marcaram presença na manifestação nessa manhã.
SUL E SUDESTE
Nas regiões sul e sudeste foram registrados atos em Ponta Grossa, no Paraná, Curvelo e Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, na capital do Espírito Santo, Santa Rosa no Rio Grande Do sul e diversas cidades do interior de São Paulo e Rio de Janeiro.
CENTRO-OESTE
Rondonópolis e Tangará da Serra no Mato Grosso, e o município de Céres em Goiás realizaram atos, além da capital federal que concentrou quase 20 mil pessoas.
ATOS INTERNACIONAIS
Desta vez, a defesa da educação de qualidade extrapolou as fronteiras. Atos estão marcados para acontecer na Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Suíça, Irlanda e Estados Unidos.
Acompanhe novas informações ao longo do dia no site e nas redes da UNE.
Fonte: UNE - União Nacional dos Estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário