RIO PRETO TV

sábado, 30 de maio de 2015

Sindicatos promovem protesto em frente à Câmara de Rio Preto

O Movimento Sindical Unificado (MSU) de Rio Preto, em parceria com 12 sindicatos da cidade e da região, fez uma manifestação na manhã desta sexta-feira, dia 29,, em frente à Câmara dos Vereadores de Rio Preto, para demonstrar a insatisfação das categorias com projetos que estão tramitando em Brasília, como a lei da terceirização e as medidas provisórias 664 e 665, que alteram as regras da aposentadoria e do seguro-desemprego.
Segundo o presidente do MSU, Sergio Paranhos, a aprovação da nova lei da terceirização irá contribuir apenas para aumentar a precarização dos direitos dos trabalhadores. “Somos a favor da regulamentação da terceirização que já existe, acabando com os problemas que estes profissionais enfrentam hoje. Agora, permitir que a atividade-fim de uma empresa seja terceirizada só irá ajudar na redução do salário dos trabalhadores, tirar benefícios e acabar com adicional por tempo de serviço, entre outros. Seria um achatamento da massa trabalhadora”, afirmou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região (Sindalquim), Almir Aparecido Fagundes, com a aprovação da lei da terceirização, que é sua principal preocupação, o trabalhador será desvalorizado. “Os trabalhadores já não são bem remunerados e, se continuar assim, vai chegar uma hora em que eles vão trabalhar a troco de um salário mínimo”, disse.
A solução, segundo Fagundes, está na união dos trabalhadores e dos seus sindicatos. “Hoje, no Brasil, há em torno de 15 mil sindicatos. Se cada sindicato colocar quatro ou cinco representantes em Brasília, teríamos uma quantidade grande de pessoas pressionando, o que poderia constranger os deputados na hora de seus votos. Precisamos deixar nossas vaidades de lado e brigar em prol dos trabalhadores brasileiros, essa é a nossa função. Por isso que estamos na rua hoje, queremos mostrar a todos a atual situação.”
Flexibilização
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários) também esteve presente protestando contra a proposta de flexibilização do horário do comércio na região central de Rio Preto. Para a presidente do sindicato, Márcia Caldas, a cidade não tem condições de estender o horário de atendimento. “Não há segurança e atrativos. Não podemos comparar a área central ou os bairros com um shopping. São realidades totalmente diferentes. Na nossa visão, nem o empresário vai ganhar, nem o consumidor e nem o trabalhador. Teremos paciência, queremos sentar, conversar e mostrar a nossa realidade. Não adianta apresentar uma pesquisa que não é compatível com a realidade da nossa cidade.” 

Fonte: Diário da Região