RIO PRETO TV

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Diretoria do MSU promove doação de sangue em Rio Preto

"MSU pela vida”. Este é o lema do MSU (Movimento Sindical Unificado), para a campanha que está sendo organizada pela associação e vai reunir mais de sessenta pessoas no dia 17 de julho as 8:30 da manha no hemocentro de São José do Rio Preto – SP.
A campanha visa repor o estoque utilizado em cirurgias, emergências e transfusões. O Brasil necessita de 5,5 mil bolsas de sangue por dia e a busca por doadores não para. Campanhas tradicionais se juntam às novas estratégias de divulgação, como apelos em publicações pelas redes sociais e até propaganda exclusiva pela internet. Vale tudo para angariar voluntários.
Segundo o Presidente do MSU Sergio Paranhos," a doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo, infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte", ressalta o mandatário do MSU. 
Sergio Paranhos diz que a coleta é realizada numa cadeira na posição semi-sentada, uma veia de um dos braços é puncionada e um volume de 400ml a 450ml é coletado numa bolsa plástica, que contém solução anticoagulante e preservam-te, cerca de 40ml de sangue são coletados para execução dos exames laboratoriais para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e tipagem sanguínea, finalizada a coleta, o doador é encaminhado à sala do lanche para alimentar-se e ingerir líquido.
"O tempo de permanência total no banco de sangue é de, em média, 40 minutos e vai beneficiar e ajudar muitas pessoas que necessitam destas doações principalmente nesta época do ano, faça sua parte e colabore com nossa campanha", finaliza o Presidente do MSU Sergio Paranhos.

 O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas precisa se encaixar em alguns requisitos como: 

- Ter boa saúde,

- Ter acima de 18 anos, 

- Pesar acima de 50 kg, 

- Não estar grávida, 

- Não estar em jejum, 

- Não estar doente e/ou com febre, 

- Não utilizar medicamentos, 

- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária 

- Não utilizar drogas injetáveis e outros. 


Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador.

Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física. 

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária. 

O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas
O Hemocentro fica na Av. Jamil Feres Kfouri nº 80 - Jd. Panorama (atrás do HB)
Informações ou agendamentos os interessados em participar da campanha poderá entrar em contato no Sindicato SETH através do telefone (17) 3203-0077.



Jornalista Responsável: Fabiano Gonzalo Guiguet
MTB: 60325
Assessoria de Imprensa SETH  

Nenhum comentário:

Postar um comentário